SOBRE O ENADE

UM EXAME DECISIVO

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos dos cursos de graduação.

IMPORTANTE PARA A SUA CARREIRA

Uma boa nota valoriza o seu diploma e o conceito do seu curso junto ao mercado de trabalho. Quando isso acontece, todos ganham: alunos, professores e Instituição de Ensino.

DIA E HORÁRIO DA PROVA

Dia 24 de novembro, às 12h (horário de Brasília). Esteja preparado! Procure a coordenação do seu curso/polo para mais orientações.

Atenção!
O ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação.

O estudante selecionado que não preencher o Questionário do Estudante e/ou não comparecer ao exame estará em situação irregular junto ao Enade, e isto significa que não poderá colar grau, fica na lista de irregulares do Enade, e, somente após a regularização da situação, poderá colar grau e receber o diploma de conclusão de curso.



O QUE É O ENADE E QUAL O SEU OBJETIVO?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação: suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida.

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Conforme disposição do art 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situaçao regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

QUEM DEVE FAZER?

O Ministério da Educação define, anualmente, as áraes propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

QUEM DEVE PARTICIPAR

Devem participar do Enade os alunos concluintes nas modalidades presencial e a distância:

Estudantes concluintes dos cursos de bacharelado que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020 OU 80% ou mais da carga horária mínima do currículo cumprida até o último dia de retificação e não tenham colado grau até o dia 31/8/2019.

Estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019 OU 75% ou mais da carga horária mínima do currículo cumprida até o último dia de retificação e não tenham colado grau até o dia 31/8/2019.

Lista dos alunos selecionados que irão participar do Enade »

FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA

É importante realizar cada etapa do processo, pois cada uma delas é essencial para a obtenção da situação de regularidade com o Enade.

Cadastro dos estudantes concluintes De 1º de julho a 21 de novembro
Solicitação de atendimento especial e/ou específico De 2 a 13 de setembro
Preenchimento do Questionário do Estudante De 2 de setembro a 21 de novembro
Indicação do curso pelo estudante concluinte de mais de uma inscrição De 3 a 1º de outubro
Acesso às informações dos locais de prova a partir de 9 de novembro
Dia da prova (aplicação do exame)
Abertura dos portões
Fechamento dos portões
Início da prova
Término da prova
24 de novembro
12h
13h
13h30min
17h30min
Horário oficial de Brasília - DF
QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE


Preenchimento do Questionário do Estudante.

Somente após a conclusão de atualização dos dados cadastrais na página do Inep, o Estudante terá acesso ao Questionário do Estudante.

O preenchimento deste Questionário é obrigatório, o aluno selecionado que não preencher o formulário online , ficará em situação irregular no Enade, mesmo que tenha realizado o Exame.

DATAS IMPORTANTES

Dia 24 de novembro, 12h, esteja preparado!

Apresente-se no local definido pelo Inep às 12h (horário de Brasília). Os portões serão fechados às 13h e a prova iniciará às 13h30min. Por isso, verifique antecipadamente o seu local de prova e estime o tempo necessário para deslocamento. Não será permitida a entrada de estudantes após o fechamento dos portões.

Leve documento original oficial de identificação com foto.

Assine a lista de presença , disponibilizada após 1 (uma) hora do início da prova. Ela atesta a sua efetiva participação no exame.

Leve caneta esferográfica de tinta preta (fabricada com material transparente) para preenchimento do cartão-resposta da prova.

ATENÇÃO: Não é permitido ingressar na sala da prova portando quaisquer dispositivos eletrônicos (calculadora, celular, tablete).

Chegou o momento de demonstrar o seu esforço realizado durante todo o curso para a conquista de seu sonho e formação profissional.


VÍDEOS

Saiba sobre a importância do preenchimento do Questionário do Estudante 2019. Não perca o prazo. Assista o vídeo.



Acesse o vídeo e saiba sobre a importância do Enade para sua formação acadêmica e profissional.



Vídeos com dicas do professor Ítalo Ogliari para estudantes que realizarão a prova
do Enade 2019. Aperte o play e compartilhe essa experiência.



Vídeos com dicas sobre as questões discursivas do professor Ítalo Ogliari para estudantes
que realizarão a prova do Enade 2019. Aperte o play e compartilhe essa experiência.